Engenheira Ambiental Gisely de Sá Ribas

Gisely de Sá Ribas

Itajaí - SC

Engenheira Ambiental

Engenheira e Consultora Ambiental. Desenvolve projetos de licenciamento ambiental, gestai e elaborando pareceres e estudos de impactos ambientais.

Formação
Gisely de Sá Ribas
Engenheira Ambiental & Engenheira de Segurança do Trabalho
CREA 125298-5 CRQ 13302673
Rua Adolpho Cugnier, 240 – Ressacada - Itajaí – SC Telefone: (47) 9 9995-5477 E-mail: giselydesaribas@gmail.com Idade: 29 anos - Estado Civil: Solteira
• Ensino Superior – Engenharia Ambiental 2009/2013 - UNIVALI Itajaí.
• Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho 2016/ 2019 – UNIVALI Itajaí.
• Mestrado em Clima e Ambiente 2018/ 2020 – Em andamento - IFSC Florianópolis/ Itajaí.
• Rotinas administrativas - Microlins Biguaçú 2007.
• Curso de introdução a Gestão de Recursos Hídricos – EPAGRI Itajaí – 2012.
• Curso de Introdução ao monitoramento de algas nocivas e fitotoxinas. IFSC Itajaí – 2013.
• Competências Transversais – Educação Ambiental. SENAI – 2014.
• Orientações para elaboração de PSGIRS. MMA – 2014.
• Inglês – CEDUP Fpolis 2006- Nível intermediário.
• Francês - Erasmus Balneário Camboriú – 2011- Nível básico.
•Diversas palestras e seminários ligados à área ambiental. Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/1827663762858140.
Engenheira Ambiental, trabalha como Engenheira e Consultora Ambiental Autônoma, em parceria numa Consultoria de Assuntos Regulatórios. Desenvolve projetos de licenciamento ambiental, elaborando pareceres e estudos de levantamento e mitigação de impactos ambientais.
Experiência ampla em gestão e consultoria ambiental de empresas e licenciamento ambiental. Gestão e regularização sanitária de empresas. Prestadora de serviços de responsabilidade técnica da área química e sanitária de empresas. Aptidão em treinamento e ensino. Principais operações executadas: importação e exportação de saneantes, cosméticos, produtos pra saúde e medicamentos; indústrias químicas, fabricação de produtos pra saúde, indústria de cosméticos, fabricação de saneantes, Clínica veterinária, petshop e comércio de animais, olarias, armazenagem de cargas gerais e cargas químicas, transportadoras de cargas químicas, galvanoplastia e niquelação, jateamentos e pintura, mecânicas, gestão ambiental de postos de combustíveis, plano de encerramento de atividade de posto de combustível, plano de encerramento de indústria de refino de óleo lubrificante, Investigação de Passivos Ambientais (CETESB 38/2017 e NBR NBR 15.515/2007) clínica médica, clínica odontológica, clínica oncológica e lavanderias.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, com estudo para conclusão intitulado: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS OPERACIONAIS NUMA OPERAÇÃO DE DRAGAGEM. Mestranda de Clima e Ambiente no IFSC em Fpolis/Itajaí, com projeto de pesquisa na área de CARACTERIZAÇÃO DE LODO DE ESGOTO DRAGADO DE LAGOA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM JOINVILLE/SC E ALTERNATIVAS DE DISPOSIÇÃO FINAL.

Habilidade nos softwares ArcGis, SPRING e AutoCAD Maps, com foco em área de geoprocessamento. Domínio produtivo de informática, Windows, pacote Office e Internet.
Projeto de pesquisa na UNIVALI intitulado Análise temporal da cobertura vegetal de Itajaí nos anos 1985 e 2010, com auxilio de SIG (Sistema de informação geográfica) e Projeto de pesquisa na área de educação ambiental também na UNIVALI intitulado Recompondo o Morro da Cruz Espaço educadores: o reencontro do humano com a natureza, que elaborou uma coletânea de estratégias do ensino da educação ambiental no meio acadêmico, ambos os projetos de pesquisa concluídos apresentados nos respectivos congressos por meio de banner em seus resultados preliminares: II Congresso Catarinense de Educação Ambiental – 2012 em Florianópolis e Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO – 2012 no Rio de Janeiro.
Experiências profissionais
* Cargo: Estagiária Engenharia. Julho / 2009 a dez /2009 – Rogga Construtora e Incorporadora. Atividades: Atividades de Departamento pessoal: controle funcionários, pontos, almoços, jantas, acomodações, contratações, controle de organização de campo. Controle de concreto na obra por meio do AutoCAD e controle de notas. Controle de materiais, do estoque, de compras, de notas e controle dos resíduos da obra de acordo com PGRCC, com critérios de reciclagem e destinação adequada.
* Cargo: Professora – Secretária da Educação do Estado de Santa Catarina – Mar/2011 a dez/2011. Atividades: Professora regente das disciplinas de química, matemática e física para Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
* Cargo: Estagiária de Engenharia Ambiental – EMCON Consultoria Ambiental – Fev/2012 a Fev/2014. Atividades: Elaboração de mapas temáticos nos programas ARCGIS, AUTOCAD e SPRING. Auxilio na elaboração de projetos e licenciamentos ambientais (EIA/RIMA, RAP, EAS, EIV, PGRS, Cadastro ambiental, dentre outros). Auxilio em consultoria ambiental, atendimento a clientes, saída para coleta de dados, fotos e medições em campo.
* Cargo: Professora – Logos Educacional – Cursos livres – Set/2014 a Mar/2015. Atividades: Professora regente das disciplinas de matemática, física, química e biologia para cursos preparatórios para concursos e ENEM.
* Cargo: Professora – ASSESSORITEC Faculdade de Tecnologia – Set/2013 a Mar/2016. Atividades: Professora regente das disciplinas de biologia, química, matemática e física para o supletivo de Educação de jovens e adultos. Professora regente das disciplinas de metodologia cientifica, química aplicada, mecânica dos solos, resíduos sólidos, estatística, matemática, legislação ambiental, sistema de tratamento de águas nos cursos de técnico de Administração, Logística, Edificações e Saneamento.
* Cargo: Colunista Jornal de Olho – Jornal de Olho. Jun/2013 até a data presente. Atividades: Responsável pela elaboração da coluna verde sobre Consultoria Ambiental e Meio Ambiente. Tiragem semanal, com artigos, reportagens, entrevistas e dicas sobre meio ambiente e natureza. Temas já abordados: licenciamento ambiental, responsabilidade com resíduos, parques ecológicos, áreas de preservação permanente, dentre outras.
* Cargo: Engenheira Ambiental Autônoma/ Consultora – Fev/2013 a data presente - Carlos da Cruz Assessoria e Consultoria em Assuntos regulatórios. Atividades: Consultoria ambiental, análise e execução de projetos ambientais, monitoramento de condicionantes ambientais, elaboração e execução de projetos licenciamentos ambientais: LAP/LAI/LAO. Elaboração de RAP, EAS, PGRS, PAE, Cadastro ambiental, dentre outros. Clientes atendidos: licenciamento ambiental em armazéns de cargas gerais, armazéns de produtos químicos, armazém de alimentos, transportadora de cargas gerais, saneantes, transporte de

produtos químicos (TPP), importadora e exportadora, olarias – indústria de cerâmica, comércio de combustível – postos de gasolina, indústria de saneantes, indústria química de compostos orgânicos, indústria de saneantes, indústria de cosméticos, indústria de inseticidas, indústria de biofertilizante, indústria de fabricação de produtos de limpeza; Gerenciamento de resíduos em clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, farmácias, estúdios de tatuagens e centro de estética.
* Cargo: Responsável Técnica na área química – Fev/2014 a data presente. Área de atuação das empresas: Serviço de Limpeza alfandegária; Importação e Exportação de saneantes, cosméticos e produtos para saúde; Distribuição de saneantes; Fabricação de saneantes; Transportes; Academia com piscina; Lavanderia; Armazém de produto químico. Atividades: Responsabilidade técnica em processos de AFE (Autorização de Funcionamento) da ANVISA.
• Participação no Projeto Rondon – Operação São Francisco 2013 em Ribeirópolis – Sergipe. Núcleo de participação: Meio ambiente. Realizado palestras e oficinas nas áreas de: Compostagem, Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Consumo Consciente, Associação de catadores local, Mobilização por limpeza do Açude Cajueiro, dentre outras.